PROFESSORES

AMARILDO CASSIANO (Dança Contemporânea)



FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ARTÍSTICA:

Hoje, após acumular experiências de formações diversas, dominando estilos de dança, do acadêmico ao contemporâneo, apresenta um estudo próprio e criativo, em que a dinâmica e acentuação corpóreas fazem-se determinantes e inovadoras, traduzidas em uma linguagem única de investigação coreográfica.
Atualmente, ano de 2010, é diretor e fundador da Cia AMA de Dança e da Cia DIDOIS de Dança Teatro.
É Professor/Artista Instrutor de Dança Contemporânea e Coreógrafo do Núcleo de Dança Contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Joinville-SC, desde 2004 onde permanece até hoje.

Como jurado de vários festivais no Brasil e exterior, em 2006, mês de janeiro, com o projeto de intercâmbio Brasil/ França pelo o Núcleo de Dança Contemporânea da ETBB e a Cia de Dança Philippe Trehet/França, foi jurado no 20º GRAND CONCOURS INTERNATIONAL DE DANSE CLASSIQUE E DANSE CONTEMPORAINE, na cidade de CAEN (FRANCE), onde também foi convidado a dar cursos em várias escolas de dança na região da Normandia/França, como na ECOLE DE DANCE MUNICIPAL DE VILLE DE GONFREVILLE L’ORCHER e no LE LIEU CHORÉGRÁPHIQUE – LE HAVRE/FRANCE.

Em 2003/2001, na função de coordenador, professor, coreógrafo do Centro de Dança Ana Unger, Belém-PA, e também vice-diretor, professor e coreógrafo residente da Cia de Dança Ana Unger, onde, por três anos consecutivos, premiado como melhor direção e coreógrafo por trabalho realizado no estado do Pará, pela Secretaria Executiva de Cultura (SECULT-Pará).

Em 1999/2000, ao lado de Ivonice Satie, diretora da Cia de Dança da Cidade de Diadema, reuniu as funções de Assistente de Direção, Arte-Educador, Professor, Ensaiador e Bailarino desta Cia.
Até 1999, reuniu as funções de Bailarino, Assistente de Coreografia e Maítre da Companhia do Ballet Stagium (SP), onde ingressou desde 1992, atuando nestas funções no vasto repertório desta companhia pelo mundo; Europa, Ásia, América do Norte, Central e do Sul, além de todo o território nacional. E ainda professor das Academias do Ballet Stagium, de Ballet Clássico e Dança Contemporânea, assinando coreografias diversas.
No período de 1990 a 1991, antes de ingressar no Ballet Stagium, em 1992, já acumulava experiências valorosas para sua formação artística e profissional, como: Bailarino do Grupo Raça de Dança e Joyce Kermann Ballet, ambos de São Paulo.

De 1988 a 1990, integrou-se ao Grupo Ballet de Desterro, de Florianópolis (Santa Catarina), época em que obteve o 1º lugar no IV Festival de Dança de Joinville, categoria Profissional de Ballet, sob a direção de Sandra Meyer.

Em 1987, foi bailarino da Companhia Lourdes Bastos, no Rio de Janeiro, interpretando as obras Mar se Fim (Fernando Pessoa) e Casa de Bernada Alba (Garcia Lorca), coreografada e dirigida por Lourdes Bastos, e premiada no III Festival Internacional Carlton Dance (Rio de Janeiro).

Em 1986, somando funções de bailarino e professor, dirige o Grupo Sonharte, em Itajaí (Santa Catarina) e funda, ao lado de Anderson Gonçalves a VOSS Companhia de Dança, em Florianópolis, onde se destaca  recebendo o Prêmio ao Melhor Plano de Trabalho de Santa Catarina em Dança.

Em 1984, inicia suas atividades artísticas específicas na área de dança/balé, na Escola de Bailados do Teatro Guairá, em Curitiba, Paraná, nos estilos clássicos, modernos e contemporâneos.

BÁRBARA REY (Beamish Body Mind Balancing)



DRT. 4305/02 (BAILARINA, COREÓGRAFA E MAÎTRE DE BALLET)

Iniciou sua formação em Ballet Clássico, em Buenos Aires/Argentina sob a orientação da Primeira Bailarina do Teatro Colón, Lilian de Sala. Estudou com renomados mestres argentinos, incluindo cenografia com Gaston Breyer. Complementou seus estudos no Brasil e em diversos cursos no exterior. Bailarina, coreógrafa e professora, foi Diretora Artística da Escola Albertina Ganzo produzindo e dirigindo espetáculos de ballet e recebendo premiações em diversos festivais de dança. Atuou como Assistente de Direção e Primeira Bailarina da Voga Cia. de Dança Contemporânea. Em 2006 fundou, o Jovem Ballet de Santa Catarina com quem realiza diversas produções como por exemplo com a Pró-Música e convidados, fazendo parte da equipe de produção das óperas como coreógrafa.
Na sua continua procura pelo desenvolvimento da metodologia de ensino da técnica do ballet clássico, a coreógrafa vem aplicando no âmbito do Jovem Ballet a técnica do maître Philip Beamish, e seu método Beamish Body Mind Balancing ®, para o qual foi autorizada e está sendo assessorada pessoalmente pelo maître. A partir desta técnica a coreógrafa desenvolveu uma metodologia para iniciantes de ponta que foi aplicada com muito sucesso durante seu trabalho na Escola de Dança Albertina Ganzo e posteriormente na Associação Cultural Arte.Dança.
Participa das discussões da política cultural atuando de 2005 a 0utubro de 2009, como presidente da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina e como Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Santa Catarina até hoje.
Como coreógrafa pesquisa hoje um processo criativo que utiliza como base a
metodologia de design cenográfico estudada com o Dr. Gastón Breyer, buscando adaptar os conceitos a uma metodologia de design coreográfico.
Atua também como parecerista de editais, jurado de festivais, coreógrafa e professora convidada.


CLÁUDIA MAIOLE (Consciência Corporal: Öuvindo o Corpo Dançante)



Natural de Apucarana, PR. Sua formação é o resultado de experiências com dança clássica, moderna e contemporânea, terapias corporais, teatro, criação e produção de espetáculos.

Em 1983 tem sua formação iniciada pela Escola de Dança Pavlova Ballet, de Apucarana, PR, onde trabalhou como bailarina, assistente de direção, coreógrafa e professora, de 1983 a 1998. Teve como professores Ruth Rachou, Jair Moraes, Carlos Aguero, Cláudia Gitellman, Carlos Trincheiras, Milko Esparemblek, Eva Shull, entre outros.

Atuou como produtora cultural nos shows de Marina Lima, Skank, Lulu Santos, no norte do Paraná, entre 1991 e 1996.

Em 1988 participa do Grupo Superior de Dança Fundação Teatro Guaíra /PUC, Curitiba, PR.

Foi palestrante convidada do I Congresso Brasileiro e III Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais, Curitiba, PR, em 1998, com o tema “Ouvindo o corpo dançante”.

De 1999 a 2005, desenvolveu um projeto de dança criativa nas escolas infantis do SESI, Joinville, SC.

Desde 2005 atua como professora na Escola Municipal de Ballet na Casa da Cultura “Fausto Rocha Jr.”, Joinville, SC.

Na Bélgica, em 2006, participou de curso de atualização em dança contemporânea no Centre de Danse Choreart, Bruxelas.

Em 2008 atuou como produtora da 1ª edição do “Encontro das Ruas”, evento integrante do Festival de Dança de Joinville.

Integra a equipe do Programa Nacional Arte na Escola, pólo Casa da Cultura Joinville, SC, Junto com Elliana Stamm (Arte educadora, Univille, SC) e Silvia Pillotto (Pesquisadora Univille, SC). Desenvolve a formação continuada em dança educação para os professores de dança da Secretaria da Educação que
Atuam em projetos públicos, na rede Municipal de Joinville, chamados Projeto Saber e Acontecer e Programa Dançando na Escola.

DENNIS NEVIDOMYY (Ballet Clássico Intermediário)

Formado na Escola Coreográfica Estatal de Kiev diplomado pelo Profº Vladimir Denicenko
(1981 – 1989),
Especialização Técnica: artista profissional de Ballet
Em Kiev:
- Bailarino na Companhia de Dança Mazltov (1989 – 1990)
- Bailarino-solista do Teatro Nacional da Ópera de Kiev (1990 – 1999);
No Brasil:
- Fez parte do projeto social Em Cena - Arte e Cidadania, em Recife– PE, como professor de dança clássica (1999);
- Fez parte do corpo docente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – ETBB ministrando as disciplinas de Dança Clássica, Pas de Deux e Repertório (2000 - 2010).
- Turnês realizadas de balés como “O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, Spartacus, La Bayadere, Lenda do Amor”, entre outros com o Teatro Nacional da Ópera de Kiev em países como: Canadá, EUA, Espanha, Portugal, Suíça, Alemanha, Itália, e outros países da CEI.

No Brasil:
- Professor-ensaiador viajou com a Escola do Teatro Bolshoi para várias cidades brasileiras (2001- 2010) bem como para a Alemanha (2003);
- Participou do estágio para professores no Teatro Bolshoi e na Academia de Ballet Bolshoi em Moscou, oferecido pela Instituição ETBB (2004).

Atuação em cursos e nos Festivais de Dança:
- Curso sobre o método Vaganova realizado na Academia Especial – São Paulo
   (2005/2006/2010);
- Curso de Dança na Cia de Dança Ana Unger – Belém/ PA (2007);
- X Festival Mato-grossense, como jurado (2008) – Rondonópolis/ MT;
- Festival de Dança de Joinville (2008/2009/2010);
- Ballance Festival, como jurado (2008) e como professor (2010) – Camaçari/ BA;
- Curso de Férias no grande ABC realizado em Santo André/SP (jan/2011);
- Ballance Festival, como jurado e professor (2011) – Camaçari/ BA;
- Seleção de videos para o Prêmio Desterro – 2º Festival de Dança de Florianópolis/ SC (2011).

- Curso de Iluminação Cênica na Dança
Prof: Deise Calaça
Peiodo: abril – 2011
Instituição: Unidança – Universidade Livre da Dança

EDSON SANTOS (Jazz)

Professor de jazz dance e consciência corporal para bailarinos, diretor e coreógrafo de espetáculos de dança.
Teve como mestres grandes nomes do cenário nacional e internacional da dança, destacando: Liliane Benevento, Miguel Trezza (Argentina), Ivonice Satie, Jorge Peña, Roseli Rodrigues, Ilara Lopes, Ricardo Ordoñez, Valeria Mattos, Marcos Verzani, Tony Abbot, Jo Jo Smith (USA) e Redha (França).
Por 13 anos, foi integrante da Raça Cia. de Dança de SP sob a direção de Roseli Rodrigues. Durante este período, atuou como bailarino, assistente de coreógrafo e ensaiador. Na escola sede da cia, a Grupo Raça Centro de Artes, foi professor e coordenador de dança.
Ministrou aulas e workshops de jazz e afro-jazz em vários eventos de dança, entre eles: Ciclo de Dança do Recife, Festival de Uberlândia (MG), Festival SOGIPA (Porto Alegre), Mapa Cultural Paulista de Marília, Jazz Carlota Portela (RJ), Núcleo Artístico de Belo Horizonte (MG), Raça Cia de Dança de SP, Especial Academia de Ballet (SP), Ballet Paula Castro (SP), Cia. Estável Promodança (SP), Phalibis Studio de Dança (SP), Oficina Corpo e Arte de SP, Academia Cristina Cará (SP), Festival Dança Ribeirão 2011 (SP), Festidança 2011 (SP), Cia de Dança da Orquestra Sinfônica de Cubatão (SP), Festival Brasil em Dança (RS) entre outros.
Participou da banca de jurados do Mapa Cultural Paulista de Marília, Mapa Cultural de Indaiatuba, Festival de Uberlândia (MG), Festival Promodança (SP), Festival SOGIPA de Porto Alegre, Litoral em Dança de Caraguatatuba, Festival Dança Ribeirão e Festival Brasil em Dança de Porto Alegre. Foi convidado pelo Instituto Dança SP a participar do III Encontro de Professores e Artistas da Dança do Estado de SP, realizado na Universidade Anhembi Morumbi, atuando como depoente sob o tema “Concepção Coreográfica” e participou da banca de Avaliação de Projetos Culturais a convite da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos.
Como coreógrafo, conquistou vários prêmios em importantes festivais de dança, entre eles: Festival de Dança de Joinville, ENDA SP, Festidança de São José dos Campos, Mapa Cultural Paulista e mais seis importantes prêmios no Gran Latino de La Danza realizado em Cordoba – Argentina.
Por três anos consecutivos, foi vencedor do Prêmio Guarulhos Cultural com os espetáculos: Encontros e Despedidas em 2006, Vivendo Vinícius em 2007 e Diário de Thais em 2008, além da contratação do espetáculo “Movimento em Blue” para fazer parte da Agenda Cultural 2009 pela Prefeitura do Município de Guarulhos.
Em 2009, foi indicado ao prêmio de “Melhor Coreógrafo” da 27ª Edição do Festival de Joinville/SC. Em 2010, conquistou o premio de melhor coreógrafo de outros importantes festivais de dança do país: o Festidança em São José dos Campos/SP e o VI Fest Dance do Studio 3 em São Paulo/SP. Finalmente, em 2011, conquistou o premio de “Coreógrafo Revelação” da 29ª Edição do Festival de Joinville/SC, o maior do mundo no gênero.
Atualmente ministra aulas de jazz em importantes escolas de dança e é director/coreógrafo residente da Cia. Independente de Dança de São Paulo.


MARIA JOSÉ SOMMER (Ballet Clássico Básico)



Nasceu em Montevideu, Uruguai em 1966, estudou Musicoterapia, Musicologia e Expressão Corporal.
Professora de Piano e Solfejo.
Começou seus estudos de dança aos 4 anos com a professora Susana Mondino e formou- se em 1984 na Escola de Ballet ORLAMA (única escola de dança particular reconhecida pelo Ministério de Educação e Cultura)  sob a direçao de Laura Massironi e Mariucha Ramírez passando a dançar no Grupo de Câmara da mesma.
Estudou técnica de ballet clássico com o Mestre Raúl Severo e Rita Pupko, cursou "Educação e Movimento" com José Posadas e "Exploração Sonora" com Alejandro Barón Guiñazú.
Em 1989 passa a integrar o elenco da Companhia de Ballet Stagium, São Paulo, Brasil, dirigida por Márika Gidali e Décio Otero onde durante 15 anos foi bailarina, professora e cordinadora de tournée.
Junto desta Companhia percorre todo o Brasil apresentando se nos mais variados espaços, desde os mais importantes teatros nacionais e internacionais assim como praças públicas, ginásios, favelas, prisões, assentamentos, hospitais, ruas, etc.
Realiza tournées por América, Europa e Ásia.
Festival de la Perdonanza de L´Aquila, Itália
Festival Iberoamericano de Teatro de Cádis, España
Festival Internacional de la Habana, Cuba
Festival Internacional de Guanajuato, Mejico
Festival Internacional de San Luis de Potosí, Mejico
7ª Biennale de la Dance de Lyon, Franca
Festival de Temuco, Chile
Apresentações na Suiza, Hungria, Taiwan, Panamá, Perú, Paraguai, Nicarágua, Argentina e Uruguai.
Nos anos que esteve junto a Cia Stagium trabalho com mestres e coreógrafos em variados estilos como dança clássica, contemporánea, regional do meio oriente, hip-hop, capoeira e afoxê.
Brasil: Décio Otero, Marika Gidali,  Liliane Benevento, Ricardo Ordóñez, Jorge Siquiera, Ivonice Satie, Marisa Magalhães, Ismael Guisser, Roberto Amorim, Mestre Pinguim, Eduardo “Sô”
Brasil (Alemanha): Sonia Motta, (França) Marcos Verssani y Beatriz Cardozo, (USA) João Maurício
Argentina: Ana María Stekelman 
Argentina (USA): Héctor Zaraspe, (Francia) Juan Giuliano 
Cuba: Isaura Guzmán
México: Marco Antonio Silva
Francia/ USA: Marjorie Liebert, 
Irán: Hashide
Estados Unidos: Jennifer Muller, John Brooks, 
Trabalhou como professora de Ballet Clássico para o projecto "Dança e Açao Social" do Ballet Stagium.
No ano 2004 volta ao Uruguai onde cria o curso de "dança contemporânea" da Escola de Ballet Orlama.
No 2005 passa a exercer como professora de ballet clássico, contemporàneo e coreógrafa do Grupo de Câmara, criando pra ele variado repertório.
Nas realizações 2007 e 2008 do "Concurso Reina del Carnaval y las Llamadas" foi assistente de direçao e professora de conscientizaçao corporal.
No ano 2009 foi reconhecida pelo Conselho Internacional da Dança, CID- UNESCO.
Actualmente continua desenvolvendo seu trabalho na Escola de Ballet ORLAMA.  


OCTÁVIO NASSUR (Dança Urbana)
  • Idealizador e coordenador geral do Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba e do Brasil Tap Jazz Festival Internacional de Dança;
  • Pesquisador especializado em Hip Hop em Los Angeles/EUA e Barcelona/ Espanha.
  • Coordenador do MBA em Dança – da Gestão aos Aplausos da Faculdade Inspirar.
  • Presidente do Juri da Competição de Dança de Rua no programa TV Xuxa da Rede Globo.
  • Jurado da Dança dos Famosos do Faustão – Rede Globo.
  • Criador da metodologia do Funk Slide Syste
  • Jurado dos mais importantes festivais de dança assim como ministrante de cursos em todo o Brasil e exterior.
  • Integrante do Guinness Book com o recorde de 27 aulas de Street Dance em 27 horas.
  • Consultor de Hip Hop e Composição Coreográfica das Universidades: Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, URI, UCS e UNICRUZ no RS.
  • Docente convidado da Secretaria de Esporte e Lazer de Curitiba e Secretaria de Educação do Paraná capacitando professores em Dança Educação para trabalhar em escolas estaduais.
  • Coreógrafo da Delegação Brasileira de Hip Hop presente nos mundiais de Miami | EUA e Praga, República Checa.
  • Diretor e Coreógrafo da Cia. de Dança Heart Company.
  • Músico profissional.
  • Produtor cultural.